? ??????????????Smokeing Weed? ????? ?? ???Rating: 4.5 (30 Ratings)??3014 Grabs Today. 15753 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ?????????????She Devil? ????? ?? ???Rating: 4.4 (107 Ratings)??2928 Grabs Today. 29479 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

sábado, 13 de fevereiro de 2010


Quimbanda

Um grande problema para a desmistificação da Umbanda é a colocação correta da Quimbanda e de seus espíritos, os exus e as pombas-gira. Tem gente que diz que o exu é o Diabo.
Essa estúpida assertiva, muitas vezes até cometida por umbandistas, tem custado muito para nossa religião.
Em todos os momentos que falamos da Umbanda não dispensamos a ladainha que a Umbanda é nova, não tem – e espero que nunca tenha, nenhuma codificação e nenhuma regra existente para diferenciar o certo do errado.
Errado na Umbanda só o que fere a moral, o bom senso, a ética ou a cultura.
Por isso divulgamos o entendimento do Terreiro Pai Maneco sobre este tema.
O exu não é o agente do mal.
Ele é a entidade polêmica, misteriosa e distorcida da umbanda.
Sua imagem, na crença popular, é uma figura demoníaca, moldada em gesso de cor vermelha, algumas ainda possuindo chifres e pés de animal.
Absurdamente, é assim que ele é cultuado, inclusive, confesso, em nosso terreiro, muito embora saibamos que estamos fazendo parte desta massa ignorante.
Mas a força da nossa intenção transforma essas imagens em elementos de ligação com esse mundo maravilhoso – dos exus.
Acho estranho que muita gente prefira acreditar que exu é o diabo, do que crer na simplicidade de uma entidade boa e comum.
Talvez seja a estranha força da imagem em gesso do exu. Será que por trás dessas figuras mal feitas e de péssimo gosto artístico não existe um engodo espiritual para esconder suas verdadeiras identidades?
Vamos analisar e tentar descobrir pelo raciocínio inteligente quem eles são.
A umbanda é brasileira, baseada em fatos e personagens na época do descobrimento, tendo nos caboclos, nossos ameríndios, a figura mandante, seguido do preto-velho, simbolismo da raça africana escravizada pelos europeus e as crianças que são os espíritos de qualquer nacionalidade que tenham desencarnado na idade da inocência.
Fecha-se o triângulo da Umbanda: caboclos, pretos e crianças.
Sabendo serem essas as entidades que compõem a umbanda, não resta para a quimbanda, outro tipo de espírito senão os originários da Europa, no caso os nobres, príncipes, lordes, almirantes, eclesiásticos, figuras letradas e culturalmente avançados.
Isso aconteceu através da evolução dessas almas pela reencarnação.
Se os europeus invadiram nosso país, mataram nossos índios, escravizaram os africanos e cometeram toda espécie de mal, dentro de seus resgates cármicos podem, espontaneamente, terem aceitado a situação de serviçais àqueles que, em vidas anteriores, foram seus carrascos.
A lógica desse argumento baseia-se no fato que seria estranho e de difícil aceitação um príncipe apresentar-se em um terreiro de umbanda, carregando um tridente, afirmar estar morando no cemitério, aceitar farofa, azeite de dendê, charuto e cachaça como oferenda, e ainda receber ordens de um índio ou de um escravo.
O melhor é se esconder atrás de um comportamento atípico às suas nobres origens.

Fernando M. Guimarães


POMBAGIRA GUARDIÃ NÃO É KIUMBA II
Quando ouvimos a palavra Pombagira numa frase, é quase certo que
esteja sendo usada de forma equivocada.
Associam-na à poder sim, mas não ao seu verdadeiro poder, que é
bastante limitado e controlado pelo "Alto".
Em muitas outras situações a analogia que sofrem nossas comadres,
se dá com espíritos de psicopatas e ninfomaníacas sedentas de sensações
humanas primitivas, prontas a atender qualquer pedido em troca de
cachaça e um prato de comida, que mais parece oferenda para cachorro.
Há ainda os que acham que se ofertarem dinheiro, jóias e bebidas
caríssimas, terão todos os seus inescrupulosos pedidos atendidos.
Aos que se encontram nessa categoria de relacionamentos, sinto
informar que não conheceram nenhuma Pombagira. Estão muito mal
amparados por espíritos mistificadores e sem evolução alguma, que
são chamados Kiumbas.
Se não se importam com quem estejam travando seus contatos, ou se
não se importam com as consequências, que serão muitas, ao menos
tenham a consciência que definitivamente NÃO SÃO POMBAGIRAS
essas pobres entidades.
Uma Pombagira Guardiã é um espírito que tem consciência de seus
atos, com um poder relativo para executar solicitações diversas,
dentro da lei cármica de causa e efeito.
São muitas as possibilidades de ajuda que elas nos proporcionam, mas
não podem atuar desvairadamente nos favorecendo os caprichos inconsequentes.
Estamos aqui, nesse momento, nessa dimensão, para crescermos,
inúmeras vezes teremos de lidar com a perda e a frustração, isso faz
parte do processo que nós mesmos escolhemos.
Eu sei que isso é difícil, mas confiar na "PROVIDÊNCIA" sempre é
melhor caminho
Procure entrar em contato com nossas queridas amigas Pombagiras
através de um bom médium, ouça seus conselhos, confie seus
segredos e siga suas orientações.
Muitos caminhos irão se abrir
muitas respostas virão e muito mais amor verdadeiro e prosperidade
merecida acontecerão em sua vida.
Claudia Baibich







POMBAGIRA GUARDIÃ NÃO É KIUMBA
DEFINIÇÃO DE KIUMBA OU QUIUMBA:
SÃO ESPÍRITOS TREVOSOS E OU OBSESSORES QUE SE ENCONTRAM DESAJUSTADOS PERANTE À LEI, PROVOCANDO OS MAIS VARIADOS
DISTÚRBIOS NAS PESSOAS, DESDE PEQUENAS CONFUSÕES, ATÉ AS
MAIS DURAS PERSEGUIÇÕES OBSESSIVAS.
VIVEM NO BAIXO ASTRAL, ONDE AS VIBRAÇÕES SÃO MUITO DENSAS.
UTILIZAM OS MAIS VARIADOS MÉTODOS EM SUAS PERSEGUIÇÕES.
POR NÃO SEGUIREM AS LEIS MAIORES, NÃO TÊM REGRAS E PODEM
SE MANIFESTAR NUMA CORRENTE DE UMBANDA, MISTIFICANDO
(OU SEJA FINGINDO SER UMA POMBAGIRA)
É COMUM OS MÉDIUNS QUE TRABALHAM COM MAGIA NEGRA, FEITI-
ÇARIAS E AFINS TEREM AFASTADAS AS SUAS PRÓPRIAS ENTIDADES,
QUE ATUAM SOMENTE NA LEIS DIVINAS DE COBRANÇA E MERECIMENTO.
E SEREM SUBSTITUÍDAS POR PSEUDO-ENTIDADES DE LUZ, QUE SE APRE-
SENTAM COMO SE FOSSEM SUAS PRÓPRIAS ENTIDADES.
ESSE PROCESSO É TÃO BEM FEITO, QUE MUITAS VEZES O MÉDIUM SEDU-
ZIDO E FASCINADO NÃO SE DÁ CONTA TÃO FACILMENTE QUE ESTÁ SENDO
MANIPULADO POR ENERGIAS OUTRAS.
ESSES KIUMBAS COSTUMAM ACEITAR E REALIZAR FAVORES A QUEM OS
PROCURA E CONCEDER ALGUNS BENEFÍCIOS TEMPORÁRIOS, MESMO QUE
A LEI DO MERECIMENTO NÃO O PERMITA.
ENTÃO QUE FIQUE BEM CLARO
AS POMBAGIRAS TRABALHAM SOMENTE DENTRO DAS LEIS CÓSMICAS.
E MUITAS VEZES NÃO NOS CONCEDEM O QUE PEDIMOS, EM FUNÇÃO DA
SUBORDINAÇÃO EM UE SE ENCONTRAM ÀS LEIS MAIORES.
QUE NOS TORNEMOS MERECEDORES DE SUA PRECIOSA AJUDA.

SARAVÁ AS POMBAGIRAS,
SARAVÁ ÀS SUAS FALANGES,
SARAVÁ À SUA PROTEÇÃO.

CLAUDIA BAIBICH





TEXTO DE CLAUDIA BAIBICH


ESTIMADOS IRMÃOS,
VAMOS TENTAR DEIXAR MAIS CLARO AS DIFERENÇAS ENTRE UMA POMBAGIRA
E UMA ZOMBETEIRA MISTIFICADORA.
SOBRE AS GUARDIÃS DE FÉ, ENCONTRAMOS DIVERSOS ARTIGOS NESSE BLOG.
PASSEMOS ENTÃO A ATUAÇÃO DAS QUIUMBAS OU KIUMBAS:
* SÃO EXIBICIONISTAS EM SEUS TRAJES
* DEMASIADO VULGARES EM SEUS GESTOS E ATITUDES
* INCENTIVAM AS DEMANDAS DE VINGANÇAS
* FAZEM AMARRAÇÕES SEM NENHUM CRITÉRIO, À QUALQUER CUSTO
* TRATAM O CONSULENTE POR TOLO, QUANDO O MESMO MOSTRA ALGUM
PUDOR
* POSSUEM VOCABULÁRIO DE BAIXO NÍVEL
* ESTIMULAM E MUITO, OS RELACIONAMENTOS EXTRA CONJUGAIS
* INCENTIVAM OS CONSULENTES A VANTAGENS FINANCEIRAS, DESLEAIS
* FAZEM REVELAÇÕES POUCO CONFIÁVEIS, OU AINDA QUE VERDADEIRAS,
NÃO DEVERIAM VIR À TONA DE MODO INCONSEQUENTE.
* DIVERTEM-SE COM AS CONSPIRAÇÕES E INTRIGAS
* FOMENTAM RIVALIDADES QUE PODEM TER GRAVES CONSEQUÊNCIAS
* EXIGEM DESPACHOS COM ENTREGAS DE OFERENDAS CARÍSSIMAS, EM
ENCRUZILHADAS E CEMITÉRIOS
* COSTUMAM FAZER QUE O MÉDIUM CONSUMA DOSES ELEVADÍSSIMAS DE
ÁLCOOL
* PEDEM UMA OFERENDA APÓS A OUTRA, E SE O CONSULENTE CONSEGUE O
QUE QUER, AI DELE SE PARAR DE OFERECER...
* SÃO ARROGANTES, VINGATIVAS, OBSESSIVAS, MERCENÁRIAS, VULGARES,
ESCANDALOSAS ADORAM IMPOR MEDO, CONTAR VANTAGEM E DEMONSTRAR
UM PODER ACIMA INCLUSIVE DO PRÓPRIO DEUS.
* EXIGEM QUE SEUS MÉDIUNS SEJAM VERDADEIROS ESCRAVOS DE SUAS
VONTADE
* QUEREM SER TRATADAS POR TODOS À SUA VOLTA COMO RAINHAS ACIMA DO
BEM E DO MAL.
NOSSAS PROTETORAS ATUAM JUSTAMENTE CONTRA ESSES TIPOS DE ESPÍRITOS
ELAS SÃO ARQUETIPICAMENTE SENSUAIS E SEDUTORAS, JAMAIS SEXUAIS O
VULGARES.
PODEM NOS AJUDAR MATERIALMENTE, MAS JAMAIS INCENTIVARÃO GOLPES
FINANCEIROS
PODEM NOS ABRIR OS CAMINHOS DO AMOR, MAS JAMAIS NOS DARÃO UM SER
HUMANO COM FANTOCHE
PODEM NOS AJUDAR À VENCER DEMANDAS, MAS JAMAIS ESTIMULARÃO A
VINGANÇA
PODEM NOS PEDIR UMA OFERENDA, PODEM SER VAIDOSAS, PODEM ATÉ FICAR
COLÉRICAS OU IRRITADAS, POIS SÃO AINDA ESPÍRITOS À CAMINHO DE UMA
EVOLUÇÃO MAIOR E ATUAM MUITO PRÓXIMOS À NOS.
PORÉM TUDO ISSO DENTRO DO RAZOÁVEL E SEMPRE RESPEITANDO ÁS LEIS
MAIORES.
AS OFERENDAS, AS VELAS, AS CIGARRILHAS, AS BEBIDAS E AS
ROSAS,NA REALIDADE SÃO INSTRUMENTOS DO TRABALHO MAGÍSTICO QUE AS
GUARDIÃS POMBAGIRAS REALIZAM. É A PARTE ASTRAL DESSES MATERIAIS QUE FORNECE ELEMENTOS NECESSÁRIO Á MANIPULAÇÃO E TRANSMUTAÇÃO ENERGÉTICA DA MAGIA, TÃO BEM FEITA POR ELAS.
ENTÃO, QUANDO PEDEM UMA OFERENDA, NÃO É PORQUE PRECISAM SACIAR
ALGUM DESEJO DE SENSAÇÕES DA MATÉRIA.
PEDEM O QUE NECESSITAM PARA REALIZAR UM DETERMINADO TRABALHO,
SEM EXCENTRICIDADES E INGREDIENTES BIZARROS.







FALANGES DE POMBAGIRA
AS ENTIDADES ESPIRITUAIS QUE TRABALHAM COMO POMBAS GIRAS DIVIDEM-SE EM FALANGES SEGUINDO UM HIERARQUIA RIGOROSA.
AS MUITAS FALANGES, FORMAM A LEGIÃO DAS POMBAS GIRAS.AS DENOMINAÇÕES DESSAS FALANGES INDICAM SEU CAMPO DE TRABALHOE OS NOMES ADOTADOS PELOS ESPÍRITOS PERTENCENTES ÀS MESMAS SÃOSIMBÓLICOS.
A ENTIDADE QUE INCORPORA NA MÉDIUM MARIA PODE OU NÃO SER A MESMA ENTIDADE QUE INCORPORA NA MÉDIUM LARA.
O MAIS COMUM É QUE NÃO SEJA.
QUANDO O MÉDIUM É ATIVO, A ENTIDADE TRABALHA QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE COM ELE, A NÍVEL DE INCORPORAÇÃO, MAS PODE COMUNICAR-SE POR OUTRAS FORMAS MEDIÚNICAS, COM QUALQUER PESSOA.
POR EXEMPLO, A POMBAGIRA MAIS FACILMENTE LEMBRADA, COSTUMA SER DONA MARIA PADILHA, QUE INCORPORA EM CENTENAS DE MÉDIUNS, EM CENTENAS DE TERREIROS E AO MESMO TEMPO.
O QUE OCORRE É QUE CENTENAS DE ESPÍRITOS PERTENCENTES À FALANGEDE DONA MARIA PADILHA, RECORREM A DENOMINAÇÃO DA CHEFE DA FALANGE, MAS SÃO SERES COM IDENTIDADES INDIVIDUAIS, OBEDECENDO A UM PADRÃO VIBRATÓRIO COMUM.
EXISTE AINDA SUBDIVISÕES, POR EXEMPLO:
FALANGE MARIA PADILHA:
MARIA PADILHA DAS ALMAS (JÁ É UMA DIVISÃO DA FALANGE MARIA PADILHA. MAS EXISTEM CENTENAS DE ESPÍRITOS QUE USAM A DENOMINAÇÃO MARIA PADILHA DAS ALMAS.
POMBAGIRAS NÃO GOSTAM DA DENOMINAÇÃO EXU-FÊMEA, SÃO POMBAGI-
RAS E PONTO.
SERIA O MESMO QUE GENERICAMENTE NOS REFERIRMOS AO
SEXO FEMININO COMO HOMEM-FÊMEA.
MULHER É MULHER E POMBAGIRA É POMBAGIRA COMO HOMEM É HOMEM E EXU É EXU.
COMO GUARDIÃS FAZEM TODO E QUALQUER TRABALHO REALIZADO POR
EXUS.
COMO ESPÍRITOS DE MULHERES QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS EM
SUAS ENCARNAÇÕES NA VIVÊNCIA DA SENSIBILIDADE DO FEMININO, NA-
TURALMENTE CONSERVAM, APÓS O DESENCARNE AS CARACTERÍSTICAS
PECULIARES AO UNIVERSO FEMININO ( o emocional, o passivo, o negativo,
o yin - como contrapontos e complementos do universo lógico, ativo, positivo
e yang masculino).
NESSE SENTIDO NÃO SÃO MAIS OU MENOS QUE QUALQUER EXU
TRABALHAM EM PARCERIA E COMPLETUDE, SÃO BEM MELHOR RESOLVIDOS
QUE NÓS ENCARNADOS, COM NOSSAS PICUINHAS E DISPUTAS DE PODER
GOSTAM E PRECISAM DA COMPANHIA UM DO OUTRO.
E COMO SÃO ESPÍRITOS AINDA MUITO PRÓXIMOS DAS PAIXÕES HUMANAS. TAMBÉM TÊM SUAS PREFERÊNCIAS, SIMPATIAS E AFINIDADES. EMBORA ESSAS INCLINAÇÕES NÃO SEJAM IMPEDIMENTOS CABAIS PARA A REALIZAÇÃO DE TAREFAS SOLICI-
TADAS PELAS HIERARQUIAS.
AMBOS ESTÃO EM BUSCA DE EVOLUÇÃO.
AS AÇÕES DOS EXUS E DAS POMBAGIRAS ESTÃO PRESENTES EM QUASE TU-
DO O QUE OCORRE EM NOSSO PLANETA.
A INFLUÊNCIA POSITIVA OU NEGATIVA DO MUNDO ESPIRITUAL EM NOSSO
COTIDIANO É BASTANTE SIGNIFICATIVA, EMBORA NÃO ACEITA OU
NEGLIGENCIADA PELA MAIORIA.
AINDA BEM QUE SEMPRE PODEMOS CONTAR COM A BOA INFLUÊNCIA
E PROTEÇÃO DAS NOSSAS AMIGAS GUARDIÃS.
ALGUMAS DESSAS ENTIDADES TRABALHAM COMO PROTETORAS DE
UMA PESSOA ESPECIFICAMENTE, OUTRAS TRABALHAM EM CONJUNTO NA
SEGURANÇA DE TEMPLOS RELIGIOSOS, HOSPITAIS, ESTABELECIMENTOS,
ORGANIZAÇÕES ETC.
MAS A PRESTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA QUE REALIZAM ESTÁ SUBORDINADA
A HIERARQUIA IMEDIATA À QUAL PERTENCEM. E ESTA POR SUA VEZ ESTÁ
TAMBÉM SUBORDINADA A UMA OUTRA HIERARQUIA DE ESPÍRITOS MAIS
EVOLUÍDOS, E ASSIM POR DIANTE.
POR ISSO FICAMOS CONFUSOS COM TANTAS LINHAS, FALANGES E
SUBFALANGES.
SEM ORDEM, ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE SERIA INVIÁVEL
A NOSSA EXISTÊNCIA.LAROIÊ POMBAGIRAS.
CLAUDIA BAIBICH

Entidades Ciganas da Umbanda (Clique Aqui): PRECONCEITO RELIGIOSO(LEIA PODERÁ SALVAR SUA VIDA, NESSA E NA DA OUTRA DIMENSÃO

Entidades Ciganas da Umbanda (Clique Aqui): PRECONCEITO RELIGIOSO(LEIA PODERÁ SALVAR SUA VIDA, NESSA E NA DA OUTRA DIMENSÃO


França, final do século dezenove.
Juliette estava desesperada.
Aos dezessete anos, filha de nobres franceses estava prometida em casamento para o jovem Duque D'areaux.
Por coisas que somente à vida cabe explicar, havia se apaixonado por um dos cavalariços de sua propriedade. Entregara-se a essa paixão de forma avassaladora o que culminou na gravidez que já atingira a oitava semana.
Somente confiara o segredo à velha ama Marie, quase uma segunda mãe que a vira nascer e dela nunca se afastara, que a aconselhou a fugir com Jean, seu amado. Procurado, o rapaz não fugiu à sua obrigação e dispos-se a empreender a fuga.
Sairiam a noite levando consigo apenas a ama, que seria muito útil à moça, e os cavalos necessários para os três.
Perto da meia-noite, Juliette e Marie esgueiraram-se pelo jardim e dirigiram-se até o ponto em que o jovem as esperava. Rapidamente montaram e partiram. Não esperavam, contudo, que um par de olhos os espreitasse. Era Sophie a filha dos caseiros, extremamente apaixonada por Jean. Percebendo o que se passava, correu até a grande propriedade e alertou aos pais da moça sobre a fuga iminente. Antoine, o pai de Juliette, imediatamente chamou por dois homens de confiança e partiu para a perseguição. Não precisaram procurar por muito tempo. A falta de experiência das mulheres fazia com que a marcha dos fugitivos fosse lenta. Antoine gritou para que parassem. Assustado Jean apressou o galope e o primeiro tiro acertou-o no meio das costas derrubando-o do cavalo. Juliette correu para o amado gritando de desespero quando ouviu o segundo tiro. Olhou para trás, a velha ama jazia caída sobre sua montaria. Sem raciocinar no que fazia puxou a arma de Jean e apontou-a para o próprio pai. - Minha filha, solte essa arma! - assim dizendo aproximava-se dela. Juliette apertou o gatilho e o projétil acertou Antoine em pleno coração.
Os homens que o acompanhavam não sabiam o que fazer. Aproveitando esse momento de indecisão a moça correu chorando em total descontrole.
Havia uma ponte à alguns metros dali e foi dela que Juliette despediu-se da vida atirando-se na água gelada.
A morte foi rápida e nada se pode fazer. Responsável direta por três mortes (a dela, do pai e da criança que trazia no ventre) causou ainda, indiretamente mais duas, a de Jean e da ama.
Triste destino aguardava o espírito atormentado da moça.
Depois de muito vagar por terrenos negros como a noite e conhecer as mazelas de incontáveis almas perdidas encontrou um grupo de entidades que a encaminhou para a expiação dos males que causara.
Tornou-se então uma das falangeiras de Maria Padilha.
Hoje em nossos terreiros atende pelo nome de Maria Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga, onde, demonstrando uma educação esmerada e um carinho constante atende seus consulentes sempre com uma palavra de conforto e fé exibindo um sorriso cativante. Salve minha mãe de esquerda!

História de uma Pomba-gira Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/religious-studies/1709450-hist%C3%B3ria-uma-pomba-gira/

Pombagira de Umbanda

Na Umbanda, a entidade espiritual que se manifesta incorporada em suas médiuns está fundamentada num arquétipo desenvolvido à partir da entidade Bombogira, originária do culto Angola.

Nos cultos tradicionais oriundos da Nigéria não havia a entidade Pombagira ou um Orixá que a fundamentasse.

Mas, quando da vinda dos nigerianos para o Brasil (isto por volta de 1800), estes aqui encontram-se com outros povos e culturas religiosas e assimilam a poderosa Bombogira angolana que, muito rapidamente, conquistou o respeito dos adoradores dos Orixás.

Com o passar do tempo a formosa e provocativa Bombogira conquistou um grau análogo ao de Exu e muitos passaram a chamá-la de Exu Feminino ou de mulher dele.

Mas ela, marota e astuta como só ela é, foi logo dizendo que era mulher de sete exus, uma para cada dia da semana, e, com isso, garantiu sua condição de superioridade e de independência.

Na verdade, num tempo em que as mulheres eram tratadas como inferiores aos homens e eram vítimas de maus tratos por parte dos seus companheiros, que só as queriam para lavar, passar, cozinhar e cuidar dos filhos, eis que uma entidade feminina baixava e extravasava o 'eu interior' feminino reprimido à força e dava vazão à sensualidade e à feminilidade subjugadoras do machismo, até dos mais inveterados machistas.

Pombagira foi logo no início de sua incorporação dizendo ao que viera e construiu um arquétipo forte, poderoso e subjugador do machismo ostentado por Exu e por todos os homens, vaidosos de sua força e poder sobre as mulheres.

Pombagira construiu o arquétipo da mulher livre das convenções sociais, liberal e liberada, exibicionista e provocante, insinuante e desbocada, sensual e libidinosa, quebrando todas as convenções que ensinavam que todos os espíritos tinham que ser certinhos e incorporarem de forma sisuda, respeitável e aceitável pelas pessoas e por membros de uma sociedade repressora da feminilidade.

Ela foi logo se apresentando como a "moça" da rua, apreciadora de um bom champagne e de uma saborosa cigarrilha, de batom e de lenços vermelhos provocantes.

"O batom realça os meus lábios, o rouge e os pós ressaltam minha condição de mulher livre e liberada de convenções sociais".

Escrachada e provocativa, ela mexeu com o imaginário popular e muitos a associaram à mulher da rua, à rameira oferecida , e ela não só não foi contra essa associação como até confirmou: "É isso mesmo"!

E todos se quedaram diante dela, de sua beleza, feminilidade e liberalidade, e como que encantados por sua força, conseguiram abrir-lhe o íntimo e confessarem-lhe que eram infelizes porque não tinham coragem de ser como elas.

Aí punham para fora seus recalques, suas frustrações, suas mágoas, tristezas e ressentimentos com os do sexo oposto.

E a todos ela ouviu com compreensão e a ninguém negou seus conselhos e sua ajuda num campo que domina como ninguém mais é capaz.

Sua desenvoltura e seu poder fascinam até os mais introvertidos que, diante dela, se abrem e confessam suas necessidades.

Quem não iria admirar e amar arquétipo tão humano e tão liberalizado de sentimentos reprimidos à custa de muito sofrimento?

Pombagira é isto. É um dos mistérios do nosso divino criador que rege sobre a sexualidade feminina

Critiquem-na os que se sentirem ofendidos com seu poderoso charme e poder de fascinação.

Amem-na e respeitem-na os que entendem que o arquétipo é liberador da feminilidade tão reprimida na nossa sociedade patriarcal onde a mulher é vista e tida para a cama e a mesa.

Mas ela foi logo dizendo: "Cama, só para o meu deleite e mesa, só se for regada a muito champagne e dos bons!

Com isso feito, críticas contrárias à parte, o fato é que o arquétipo se impôs e muita gente já foi auxiliada pelas "Moças da Rua", as companheiras de Exu.

A espiritualidade superior que arquitetou a Umbanda sinalizou à todos que não estava fechada para ninguém e que, tac como Cristo havia feito, também acolheria a mulher infiel, mal amada, frustrada e decepcionada com o sexo oposto e não encobriria com uma suposta religiosidade a hipocrisia das pessoas que, "por baixo dos panos", o que gostam mesmo é de tudo o que a Pombagira representa com seu poderoso arquétipo.

Aos hipócritas e aos falsos puritanos, pombagira mostra-lhes que, no íntimo, ela é a mulher de seus sonhos...

ou pesadelos, provocando-o e desmascarando seu falso moralismo, seu pudor e seu constrangimento diante de algo que o assusta e o ameaça em sua posição de dominador.

Esse arquétipo forte e poderoso já pôs por terra muito falso moralismo, libertando muitas pessoas que, se Freud tivesse conhecido, não teria sido tão atormentado com suas descobertas sobre a personalidade oculta dos seres humanos.

Mas para azar dele e sorte nossa, a Umbanda tem nas suas Pombagiras, ótimas psicólogas que, logo de cara, vão dando o diagnóstico e receitando os procedimentos para a cura das repressões e depressões íntimas.Afinal, em se tratando de coisas íntimas e de intimidades, nesse campo ela é mestra e tem muito a nos ensinar.Seus nomes, quando se apresentam, são simbólicos ou alusivos.

- Pombagira das Sete Encruzilhadas;

- Pombagira das Sete Praias;-

Pombagira das Sete Coroas;

- Pombagira das Sete Saias;

- Pombagira Dama da Noite;

- Pombagira Maria Molambo;

- Pombagira Maria Padilha;

- Pombagira das Almas;

- Pombagira dos Sete Véus;

- Pombagira Cigana; etc.

O simbolismo é típico da Umbanda porque na África, ele não existia e o seu arquétipo anterior era o de uma entidade feminina que iludia as pessoas e as levavam à perdição.

Já na Umbanda, é o espírito que "baixa" em seu médium e, entre um gole de champagne e uma baforada de cigarrilha, orienta e ajuda a todos os que as respeitam e as amam, confiando-lhes seus segredos e suas necessidades.

São ótimas psicólogas.

E que psicólogas!

"Salve as Moças da Rua"!

Rubens Saraceni